Cyrillo, Rose Meire2022-05-182022-05-182019CYRILLO, Rose Meire. Ouvidoria como instância de governança no setor público. Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Brasília, n. 11, p. 127-142, 2019. Disponível em: https://www.mpdft.mp.br/jspui/handle/123456789/506. Acesso em: 18 maio 2022.https://www.mpdft.mp.br/jspui/handle/123456789/506O presente artigo busca correlacionar a instância da Ouvidoria, enquanto espaço de interação entre o Estado e os demais atores sociais, aos pressupostos da governança democrática, com enfoque maior nos princípios constitucionais que regem a Administração Pública e nas dimensões da transparência, da responsabilização (ou accountability administrativo) e dos resultados (accountability de desempenho). Tais princípios devem permear os processos de gestão da coisa pública, de forma a repercutir na melhora da qualidade do serviço público prestado ao cidadão, o qual passa a ser não só destinatário do agir estatal, mas também partícipe e coautor das ações e das políticas públicas.Português© MPDFT - Todos os direitos reservados. Qualquer parte desta publicação poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.Ouvidoria, Brasil.Governança, Brasil.Transparência na administração pública, Brasil.Accountability, Brasil.Accountability pública, Brasil.Administração pública, Brasil.Democracia participativa, Brasil.Ouvidoria como instância de governança no setor públicoArtigo