Colaboração premiada no direito brasileiro, A: uma análise de legitimidade à luz do garantismo de Ferrajoli e do garantismo integral
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
MPDFT
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a colaboração premiada dentro do ordenamento jurídico brasileiro. Para tanto, analisam-se inicialmente a definição e os limites do instituto, procura-se, após, criticar o modo descompassado e descuidado que legislador tratou da matéria em várias oportunidades. Finalizando o campo legislativo, a pesquisa tenta levantar prognoses sobre o PLS 236/2012, projeto do novo Código Penal, que também abarca a matéria. Ao final, busca-se comprovar que a polêmica em torno da disciplina é tão somente aparente. De fato, os campos de tensão criados nos âmbitos constitucional, ético e jusfilosófico podem ser vencidos com o enfoque no Garantismo Integral.
Descrição
Palavras-chave
Citação
MESQUITA, Bruno Utsch. A colaboração premiada no direito brasileiro: uma análise de legitimidade à luz do garantismo de Ferrajoli e do garantismo integral. Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Brasília, n. 9, p. 487-530, 2015. Disponível em: https://producao-intelectual.mpdft.mp.br/handle/123456789/591. Acesso em: 14 nov. 2025.
