Camisa de força socioeducativa: internação compulsória como medida protetiva ou como medida punitiva para adolescentes em conflito com a lei?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

MPDFT

Resumo

O presente artigo propõe uma análise da aplicação de medidas protetivas de internação compulsória a adolescentes em conflito com a lei. Em que pese a legitimidade da intervenção judicial para efetivar o tratamento de transtornos mentais ou comportamentais graves decorrentes da dependência química, defende-se tal providência como medida de última via, devendo obrigatoriamente ser respaldada por pareceres técnicos e familiares. Examinam-se, ainda, a constitucionalidade e a viabilidade da internação compulsória, considerando-se a (in)existência de políticas públicas ou de programas governamentais voltados para o adolescente dependente químico.

Descrição

Citação

FERNANDES, Bruna Mello de Miranda. Camisa de força socioeducativa: internação compulsória como medida protetiva ou como medida punitiva para adolescentes em conflito com a lei? Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Brasília, n. 10, p. 237-271, 2016. Disponível em: https://producao-intelectual.mpdft.mp.br/handle/123456789/559. Acesso em: 15 set. 2025.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por