Poder de investigação direta pelo Ministério Público no julgamento do RE 593.727/MG, O: o papel do Supremo Tribunal Federal

Resumo

O presente estudo analisa a amplitude dos argumentos utilizados no julgamento do RE 593.727/MG, que reconheceu o poder de investigação direta e autônoma ao Ministério Público da República Federativa brasileira. O trabalho, a partir de sugestões críticas, fragiliza a fundamentação majoritária do acórdão e propõe reflexão ao papel que o Supremo Tribunal Federal poderia ter alcançado com a abordagem de pontos controvertidos que circundam a temática. O leitor é instigado a refletir sobre o delineamento do conteúdo inserido nos fundamentos que autorizaram a consolidação do poder de investigação direta, porque é de fundamental interesse privilegiar o seu viés democrático, bem como estabelecer forma adequada de controle, que assegure a finalidade do novo poder e, simultaneamente, respeite os direitos e as garantias fundamentais.

Descrição

Citação

FRANÇA, Alexandre Cezar Silva Gonçalves de. O poder de investigação direta pelo Ministério Público no julgamento do RE 593.727/MG: o papel do Supremo Tribunal Federal. Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Brasília, n. 10, p. 369-412, 2016. Disponível em: https://producao-intelectual.mpdft.mp.br/handle/123456789/562. Acesso em: 7 nov. 2025.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por